Prezadas tias, como estão?! Venho por meio deste avisar que hoje eu não falarei de moda. Hoje eu vou apresentar pra vocês o meu tio-avô Ney. Ele é brother do meu avô Zizi e como iria fazer show aqui em Uber, resolveu passar a semana aqui com a gente. Como eu nasci este ano, ainda não o conhecia pessoalmente. Tipo, eu sabia que ele é um dos maiores intérpretes da música brasileira, que ele fez,faz e sempre fará um baita sucesso e que, admiravelmente, consegue o respeito de pobres e ricos, doidos e certinhos, gente antiga e gente atual, como eu. Já achei luxo porque adoro gente versátil que fala todas as línguas...
Seguindo a premissa do estilista Pedro Lourenço, eu "gosto de saber com quem estou falando, pra adequar o discurso, daí o resto flui.". Então, eu perguntei pra Gabis o porque de ele ser um ícone há décadas e ela foi me falando que além de cantor, o homem é ator, diretor, iluminador, produtor e, segundo algumas pessoas, precursor da androginia no Brasil,mais ou menos na época da Tropicália. Mas, como eu sou uma pessoa "visual", o que me impressionou mesmo foram os figurinos ARTE que ela me mostrou ... uma coisa que não é roupa, não é fantasia, é uma nova identidade, um alter-ego que o cara veste, vira uma força da natureza, depois tira e vira gente de novo.
Achei tudo que a Gabis me mostrou tão impressionante que eu nem sei o que eu estava esperando, antes de vê-lo. Na minha cabeça, o Ney-artista, era como uma figura mitológica, meio gente, meio pássaro. Fiquei imaginando como ele seria "em família". O Zizi já tinha me adiantado que ele era legal, mas quando fui devidamente apresentada a ele, foi uma empatia sem precedentes. Assim....Não é que o meu santo deu certo com o dele, acho que nossos santos viraram best friends, se abraçaram e foram dançar uma valsinha juntos, sabem? Juro,a gente super se identificou... temos a voz aguda, um molejo de dar inveja e, como marca registrada, um sorriso peculiar: ele, porque tem os dentes separadinhos estilo Madonna, e eu, porque sou banguela mesmo. Haha.
![]() | |
| Mesmo offline, o cara é chique,né?! |
Ele me falou coisas da vida dele e eu falei da minha. Eu contei pra ele que nasci na América do Sul, mas toda minha ascendência é da península Ibérica e por isso, eu tenho sangue latino. Ele me perguntou o que eu gosto de fazer e eu disse que gostava de tomar um mamazinho, de relaxar...ficar de papo pro ar mesmo. Ele enalteceu meu bom humor e perguntou se havia algo que me deixava descontente. Respondi que neném sofre muito de cólica, é uma dor medonha que só passa quando eu solto uma bomba H e faço uma Rosa de Hiroshima na fralda, daí eu fico numa felicidade zen.Porém, como às vezes vaza um efeitinho colateral pelas pernas... fico no maior desalento, constrangida de mostrar pra Gabis. Expliquei pra ele que sou lady e isso muito me envergonhava.
Ele falou que não era pra eu ligar, que não era pra eu ficar me martirizando, pois não existe pecado ao sul do Equador quando a pessoa é bebê e não tem muita autonomia. Ainda me deu altas dicas. Falou assim: _Veja bem,meu bem...quando isso acontecer e a Gabis vier tirar satisfação com você, não digas nada! Se ela perguntar se manchou o lençol do berço, negue! Se não der pra negar, peça mil desculpas. Ela vai fazê o quê? Daí eu disse: _Pois é, né, Ney?! Vou falar pra ela que fiz caca mas que o mundo não se acabou,né?! É, isso mesmo_ele me respondeu_ já te falei, Marina, isso é uma coisa que acontece. Se mesmo assim, você ainda estiver sem graça com sua mãe, a elogie, diga que ela está belíssima, ou então faça um poema com o tema de amor de Gabriela, com todo sentimento! Uai uai_disse eu_ Não é que você tá certo, Ney?! Botei fé! Bom conselho!
![]() |
| Hora de comer, né ? |
Conversamos tanto tempo que ele começou a ficar com fome.Aqui em casa não tinha muita comida, então, ofereci um amendoim torradinho. Ele disse que preferia uma fruta boa, se tivesse alguma. Daí eu respondi: -Yes, nós temos bananas...Ah, Ney, aproveita que você vai comer banana e amassa uma pra mim, porque a Gabis veio com aquele peito vazio pro meu lado no almoço e eu tô tão desnutrida que tá me dando até vertigem. Tô com uma fome que me rói.
![]() |
| Baby, por que a gente é assim? |
A gente comeu, riu, conversou... depois a gente comeu, riu, conversou.. fizemos isto a semana inteira, até o dia do show, quando ele foi embora. Eu não pude ir assisti-lo, devido à minha pouca idade. A Gabis também não foi, porque o evento foi sábado e eu só dou folga pra ela na segunda, no período da manhã. Mas meu pai foi. A minha tia Zara, minha tia Cristina, minha avó Tinininha, o Zizi, o meu avô Tóin e a vovó Gleidina, também. Todo mundo falou que ele arrasou, que foi divino, maravilhoso. O Carlos Guimarães, um jornalista que a Gabis respeita muito, escreveu no Correio que o Ney não deu um apenas um show, fez sim, um espetáculo memorável. Eu queria ter ido... no próximo eu vou, nem que seja por debaixo dos panos!!
![]() |
| Ahhh! Você também é cheiroso, Matogrosso!! |
![]() |
| Vou colecionar mais um soneto, outro retrato em branco e preto... |
P.S.: a Gabis quer saber se vocês repararam que ela fez uma seleção de algumas músicas do Ney ao longo do texto... estilo mensagem subliminar, mesmo,coisa de nerd....Não repararam? Dica: tudo que está em negrito, é nome de música do Ney.








Pra quem é fã do Matogrosso, nem precisava ler esse P.S.
ResponderExcluirMuito engenhoso, muito cara da Gabis, muito articulado, muito MULHER BARRIGUDA (que vai ter mininuuuuuuuuuuuuuuuu - lembra?).
Conta pra sua mamis que eu enviarei fotos a vocês depois, do seu papai com o Ney e avós (e eu, de quebra).
Beijos da tia!
Ohm meu amor como vc está linda e chiquerrima com seu idolo.
ResponderExcluirDindinha fica muito feliz.
Beijos da dinda
Marcella
Gosto muito do Ney, mas fã mesmo sou da Marina linda. Ganis, depois me lembra de te contar a performance do Thiago, meu filho, como Ney Matogrosso qdo criança.
ResponderExcluir